COMO O CHATGPT AFETARÁ A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO?
Todo mundo fala do ChatGPT, uma ferramenta que revolucionou a forma de produzir conteúdo e que tem uma grande capacidade para gerar textos que parecem ser escritos por humanos. Este modelo de linguagem foi adotado por empresas de todo o mundo para automatizar e otimizar tarefas de redação, economizando recursos e tempo. Talvez estejamos em um dos momentos de ápice da tecnologia moderna, como quando a internet ou os programas de edição de imagens e vídeo foram criados. No entanto, uma das incógnitas mais importantes neste momento é: como uma IA, por exemplo o ChatGPT, beneficia a criação de conteúdo em estratégias de marketing? Há algumas semanas, Alex Hamilton, redator da isobel, fez a mesma pergunta e testou esta ferramenta para produzir conceitos criativos. Em um artigo da revista Warc ele mostrou as diferentes perguntas e variantes que conseguiu. Mais do que um resultado final, foi um grande aprendizado. No final, ele concluiu que o ChatGPT pode acompanhar os processos de criação, mas por enquanto é apenas isso: uma ferramenta que ajuda a agilizar e melhorar as práticas do dia a dia. Neste artigo exploraremos o que é o ChatGPT, como ele funciona e como pode afetar a criação de conteúdo em diferentes áreas. Além disso, falaremos sobre como adicionamos o ChatGPT às estratégias de conteúdo e como essa ferramenta pode garantir uma vantagem competitiva.
O QUE É O CHATGPT? COMO FUNCIONA O CHATGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI. É baseado em uma rede neural de transformadores que foi treinada em grandes quantidades de dados para gerar textos que se assemelham aos escritos por um humano. É capaz de responder perguntas, completar frases e gerar textos coerentes e relevantes em uma imensa variedade de temas.
COMO FUNCIONA O CHATGPT?
Por meio de um processo chamado “treinamento supervisionado”, o modelo de linguagem é treinado em um grande conjunto de dados (conhecido como “corpus”) para aprender a estrutura e o uso da linguagem. O ChatGPT foi preparado por uma grande quantidade de textos online, incluindo livros, artigos de notícias, postagens em redes sociais e sites. Uma vez concluído o treinamento, ele pode gerar textos a partir da entrada fornecida. Por exemplo, se for solicitado que ele complete uma frase, o modelo usará seu conhecimento prévio da linguagem para gerar uma resposta coerente. A qualidade do texto gerado depende da qualidade do conjunto de treinamento e dos dados fornecidos. A seguir, compartilhamos alguns exemplos das diferentes aplicações que podemos dar ao ChatGPT na hora de gerar conteúdo.
COMO CRIAR UM ARTIGO NO CHATGPT?
Uma das áreas onde o ChatGPT pode ter um grande impacto é na criação de artigos. Em vez de ter que escrever todo o conteúdo, pode-se empregar o ChatGPT para gerar seções de texto e completar partes faltantes. Além disso, podem ser geradas estruturas que ajudem a criatividade, servindo como base para depois serem completadas com o fator humano.
CHATGPT PARA SEO
Outra área onde há um impacto significativo é na otimização para motores de busca (SEO). O ChatGPT pode gerar conteúdo de alta qualidade para um site, o que aumenta seu ranking nos motores de busca e, assim, atrair mais tráfego. Ao inserir uma palavra-chave ou frase no modelo, ele pode gerar sugestões de conteúdo que se ajustem a essa palavra-chave, o que torna a criação de conteúdo ainda mais valiosa para a audiência.
COMO USAR O CHATGPT EM REDES SOCIAIS?
O ChatGPT também é utilizado na criação de conteúdo para redes sociais. Com sua capacidade para gerar textos, o modelo pode criar legendas, títulos e publicações. Em vez de ter que produzir conteúdo para cada rede social individualmente, o modelo pode gerar conteúdo para várias plataformas ao mesmo tempo.
COMO CRIAR UMA DESCRIÇÃO DE PRODUTO NO CHATGPT?
O ChatGPT gera descrições de produtos coerentes, inclusive para diferentes categorias, com as instruções necessárias. Além disso, ele também pode gerar uma breve pesquisa sobre a concorrência.
COMO ADICIONÁ-LO EM UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO?
O ChatGPT pode ser adicionado a uma estratégia de conteúdo de diversas maneiras. No momento, acreditamos que a experimentação com o ChatGPT tem três caminhos:
Automação
Neste caso, é importante gerar uma prática constante para conhecer os alcances que nossos conteúdos podem ter. Isso gera uma economia de tempo e, ao mesmo tempo, um processo de experimentação criativa. Embora esta IA não seja totalmente criativa, muitas vezes ela serve como um complemento para iniciar a conversa a partir de um ponto de vista com maior conhecimento.
Otimização
Por meio de diferentes buscas, essa ferramenta pode ajudar a analisar conteúdos específicos, recomendando desde melhorias na otimização SEO até na experiência do usuário. Outro fator extremamente relevante é que ela também consegue gerar análises comparativas dentro dos concorrentes, o que ajuda e facilita as tarefas que, em outros tempos, poderiam levar horas ou dias.
Personalização
Usando técnicas de análise de dados, o ChatGPT fornece informações valiosas que podem ajudar a personalizar estratégias de marketing para se adaptar às necessidades e objetivos das marcas. Também pode segmentar audiências em grupos específicos com base em suas características demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais. Além disso, tem o alcance de fornecer informações sobre as tendências do mercado e as melhores práticas da indústria, o que pode ajudar a melhorar a eficácia das estratégias de marketing.
Em resumo:
Com sua capacidade de gerar texto, o ChatGPT foi adotado por empresas de todo o mundo para automatizar tarefas. No entanto, isso é apenas o começo de uma longa jornada que começamos a partir de agora em relação à experimentação de IA. Esta tarefa não será fácil, pois tanto estes modelos quanto a humanidade estão co-criando novos conhecimentos, apoiando-se mutuamente. Sem dúvida, esta evolução dos modelos de linguagem nos permitirá ter alcances inimagináveis, mas, por enquanto, devemos continuar explorando suas possibilidades e limitações. No final, esse tipo de ferramenta chegou para que possamos melhorar nossas tarefas diárias, seja na indústria de marketing ou em qualquer outra. O ChatGPT não é a única tecnologia desse tipo, no entanto é uma das mais faladas, e por isso está abrindo um campo de oportunidades imenso que estamos apenas descobrindo.